Detento de presídio da Bahia alcança 880 pontos no Enem para pessoas privadas de liberdade
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Detento de presídio da Bahia alcança 880 pontos no Enem para pessoas privadas de liberdade
Leo Moreira/NUCOM/SEAP
Um detento do Conjunto Penal de Barreiras, no oeste da Bahia, alcançou a nota 880 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
O interno participa das atividades de reeducação do sistema prisional, o Universidade Para Todos (UPT), realizado pela Seap e pela Secretária de Educação do Estado (SEC).
Em nota, a pasta afirmou que o desempenho do aluno, identificado pelas iniciais S.F.B.C, chamou a atenção pelo elevado domínio de escrita, capacidade argumentativa e compreensão dos temas propostas no exame.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Em toda a Bahia, outros oito detentos obtiveram notas iguais ou superiores a 800. Além disso, 60 internos de unidades prisionais do estado alcançaram notas superiores a 650 pontos na redação do Enem PPL.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O órgão destaca que o desempenho dos alunos do programa é resultado de um trabalho integrado entre a gestão prisional, professores, parceiros institucionais e a dedicação dos próprios internos.
O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade tem o mesmo conteúdo, nível de dificuldade e validade do Enem tradicional. A diferença está na aplicação:
o exame é realizado dentro de unidades prisionais e socioeducativas, em datas específicas, e é voltado a pessoas que cumprem pena ou medida socioeducativa.
A nota pode ser usada para ingresso no ensino superior e acesso a programas educacionais.
LEIA MAIS:
Bahia tem 48,7 mil bolsas para o Prouni no 1° semestre; saiba quem pode se candidatar
Mais de 600 obras de artistas negros são devolvidas ao Brasil na considerada maior repatriação já realizada no país
Teatro Castro Alves abre inscrições para cursos gratuitos de música; saiba como participar
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻